ROTAVÍRUS
Instruções para paciente
Exame de fezes.Usar laxativos somente quando houver orientação médica. Evitar o uso de antidiarreicos, antiácidos e de contraste oral (utilizado em exames radiológicos) no mínimo 72 horas antes da coleta das fezes ou conforme orientação médica.
REALIZAÇÃO DA COLETA: Colher as fezes em recipiente limpo, de boca larga, tomando cuidado para não contaminar a amostra com urina ou água do vaso sanitário. Colher uma porção suficiente para completar a metade do frasco.
Se for observado a presença de muco ou sangue, colher também esta porção da amostra.
Tapar o frasco, identificar com o nome completo e encaminhar ao laboratório.
INTERPRETAÇÃO DO EXAME:
Os rotavírus são os agentes patogênicos mais importantes de uma gastroenterite não bacteriana nas crianças de 6 meses a 3 anos. Eles, porém, também são detectados em crianças mais velhas e em adultos como causadores de doenças. Em grupo de risco, ou seja, em crianças ou em pacientes idosos ou imunossuprimidos, eles podem levar à morte. As infecções com rotavírus causam diarreia grave, frequentemente acompanhada de febre e vômito e ocorrem com frequência nos meses de inverno. As crianças hospitalizadas com enterites agudas, até 50 % das amostras examinadas são rotavírus positivas. Os rotavírus transmitidos por via oral e anal são expelidos em grandes quantidades no intestino, de modo que as infecções nosocomiais causados por rotavírus são muito temidas nos recém-nascidos e nas crianças pequenas e o seu tratamento é difícil. Portanto, uma detecção prévia e segura para o reconhecimento do rotavírus e para evitar outras infecções também é muito importante.
Data da atualização: 13/09/2022.