Instruções do Exame

PH FECAL

Instruções para paciente

Exame de fezes.
Medicação: Evitar o uso de laxativos, antiácidos e de contraste oral (utilizado em exames radiológicos) no mínimo 72 horas antes da coleta das fezes ou conforme orientação médica.

REALIZAÇÃO DA COLETA: Colher as fezes em recipiente limpo, de boca larga, tomando cuidado para não contaminar a amostra com urina ou água do vaso sanitário. Colher uma porção suficiente para completar a metade do frasco.
Tapar o frasco, identificar com o nome completo e encaminhar ao laboratório.

INTERPRETAÇÃO DO EXAME:
Tem estreita relação com o tipo de dieta alimentar e conseqüentemente com a quantidade de ácidos graxos não absorvidos, de ácidos de fermentação e de bases. Predominando a fermentação, a reação será ácida; prevalecendo o processo de putrefação, será alcalina.
INDICAÇÃO: Triagem para gordura nas fezes, avaliação de má absorção de gordura e deficiência de sacaridases intestinais.
INTERPRETAÇÃO CLÍNICA: O pH diminui na presença de intolerância e má absorção de hidratos de carbono e gorduras e aumenta com a degradação de proteínas. Na intolerância aos dissacarídeos o pH é ácido, sempre menor que 6.0, e a pesquisa de Substâncias Redutoras é positiva. Na diarréia secretória, colite, adenoma viloso e durante ou após o uso de antibióticos, o pH é levemente alcalino.

Data da atualização: 13/09/2022.