Instruções do Exame

METANFETAMINAS

Instruções para paciente

Exame de urina.

REALIZAÇÃO DA COLETA: A urina deve ser coletada em um recipiente limpo e seco. A urina coletada em qualquer momento do dia pode ser utilizada.

INTERPRETAÇÃO DO EXAME:
A metanfetamina (derivado n-metil da anfetamina) é um estimulante do sistema nervoso central. Em 24 horas, cerca de 79% da dose é excretada na urina ácida e cerca de 45% em urina alcalina. A metanfetamina é excretada inalterada na urina (44%) com uma pequena fração de anfetamina (6%). O imunoensaio utilizado no teste de triagem detecta a anfetamina e metanfetamina na urina, fornecendo resultados qualitativos. Os resultados dos testes de triagem se tornam positivos dentro de 3 horas após o uso de anfetamina ou metanfetamina, e indicam uso de anfetaminas nas 24 a 48 horas prévias. Descongestionantes nasais contendo efedrina, fenilpropanolamina, e outras drogas lícitas fenfluramina, mefetermina, fenmetrazina, fentermina, clorpromazina, metoxifenamina, quinacrina, ranitidina, isometeptina e procaína também podem produzir resultados positivos nos testes de triagem de anfetaminas. Teste positivo também ocorre com o consumo de MDMA (Ecstasy).
Apesar de já ter sido utilizada há alguns anos como medicamento estimulante, atualmente, a metanfetamina é uma substância proibida pela ANVISA. Não deve ser confundida com a anfetamina, que ainda é utilizada como remédio, em casos estritamente indicados pelo médico, como estimulante do sistema nervoso.

Data da atualização: 17/02/2023.