Instruções do Exame

FÓSFORO URINÁRIO

Instruções para paciente

Exame de urina de 24 horas.

Retirar no Laboratório frascos para a coleta de urina de 24 horas.

REALIZAÇÃO DA COLETA: Desprezar a primeira micção da manhã, anotar o horário de início, a partir da próxima micção, armazenar em frasco apropriado toda a urina até o mesmo horário em que foi desprezada a primeira urina, no dia seguinte, este será o horário do término da coleta. A amostra deverá ser armazenada tampada e refrigerada durante todo o intervalo da coleta.

INTERPRETAÇÃO DO EXAME:
A maior parte do fósforo urinário é eliminada como fosfato. A fosfatúria varia com a idade, massa muscular, função renal, hora do dia, dieta e níveis de paratormônio (PTH). É importante no diagnóstico das doenças ósseas, como a que ocorre no hiperparatireoidismo primário, pseudo-hipoparatireoidismo, osteomalacia, Paget e síndrome de Fanconi.
INDICAÇÕES: Avaliação de doenças osteometabólicas
INTERPRETAÇÃO CLÍNICA: O fósforo urinário guarda relação com a ingestão, de modo que perdas significativas podem não ser percebidas devido à diminuição do fósforo na dieta. O clearence de fosfato fornece uma melhor noção se há hiperfosfatúria do que a fosfatúria de 24 horas. Clearence aumentado de fosfato elevado é observado no hiperparatireoidismo e em defeitos tubulares com diminuição da reabsorção de fosfato renal. Fosfato baixo na urina pode ser visto na deficiência de vitamina D.

Data da atualização: 16/08/2022.