Instruções do Exame

DENGUE IgM

Instruções para paciente

Exame de sangue.
Jejum preferencial de 4 horas.
Intervalo entre mamadas para lactentes.

INTERPRETAÇÃO DO EXAME:
A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.
Existem quatro tipos de dengue, pois o vírus causador da dengue possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo, mas imunidade parcial e temporária contra os outros três.
INTERPRETAÇÃO CLÍNICA:
SINTOMAS: febre, dor de cabeça, dores musculares (em juntas e periorbitais) e rash cutâneo.
Em circunstâncias especiais, o quadro pode ser hemorrágico.
Pode ser causada por contato com um dos quatro sorotipos do vírus da dengue: DEN-1, DEN-2, DEN3 e DEN-4, molecularmente relacionados e pertencentes ao gênero Flavivírus, família Flaviviridae (sendo, portanto, aparentada com os vírus de encefalite viral e febre amarela).
TRANSMISSÃO: pelos mosquitos do gênero Aedes (em especial, o Aedes aegypti).
PERÍODO DE INCUBAÇÃO: depois da picada de um mosquito infectado, ocorre um período de incubação de 2 - 9 dias, quando aparecem os sintomas.
ANTICORPOS IgM: são encontrados em cerca de 80% dos pacientes no quinto dia e cerca de 99% dos pacientes no décimo dia após o contato com o vírus e pode persistir na circulação por até três meses.

Data da atualização: 12/08/2022.