Instruções do Exame

CREATININA URINÁRIA 24 HORAS

Instruções para paciente

Exame de urina de 24 horas.

Retirar no Laboratório frascos para a coleta de urina de 24 horas.

REALIZAÇÃO DA COLETA: Desprezar a primeira micção da manhã, anotar o horário de início, a partir da próxima micção, armazenar em frasco apropriado toda a urina até o mesmo horário em que foi desprezada a primeira urina, no dia seguinte, este será o horário do término da coleta. A amostra deverá ser armazenada tampada e refrigerada durante todo o intervalo da coleta.
Recomendável não realizar durante o período menstrual, em casos excepcionais utilizar o tampão vaginal.

INTERPRETAÇÃO DO EXAME:
A creatinina é livremente filtrada pelos glomérulos e excretada de forma constante. A determinação da creatinina urinária em mg/kg em 24 horas é um parâmetro indicativo do volume correto da urina colhida no período de 24 horas.
INDICAÇÃO: Utilizada com outros exames dosados em urina de 24 horas para avaliação de coleta correta; coleta em períodos longos, para o cálculo de clearence de creatinina; em amostra, para o cálculo de relações com outros analitos.
INTERPRETAÇÃO CLÍNICA: A concentração sérica em indivíduos normais é praticamente constante, apresentando variação em relação em ao sexo e massa muscular. Sendo supostamente maior em homens e atletas, e menor em crianças e idosos. Em pacientes renais agudos a relação creatinina urinária/sérica pode ser usada como índice diagnóstico (ver creatinina no sangue).
A creatinina urinária pode aumentar com dietas hiperproteicas e exercício intenso. Urinas muito acidificadas podem gerar interferência negativa uma que aumentam a conversão de creatinina em creatina, assim como a presença de bactérias urinárias produtoras de creatinase que podem degradar a creatinina. Algumas medicações que atuam como interferentes são: cefalosporinas, ácido ascórbico, levodopa, cimetidina, espironolactona, trimetropin e probenecide, entre outras.

Data da atualização: 12/08/2022.