Instruções do Exame

CLOSTRIDIUM DIFFICILE TOXINA A B

Instruções para paciente

Exame de fezes.

MEDICAÇÃO: Usar laxativos somente quando houver orientação médica.
OUTROS: Evitar o uso de antiácidos e de contraste oral (utilizado em exames radiológicos) no mínimo 72 horas antes da coleta das fezes ou conforme orientação médica.

REALIZAÇÃO DA COLETA: Coletar as fezes em frasco estéril, de modo que complete aproximadamente ½ (meio) frasco. Retirar uma fração de fezes do bolo fecal. Não utilizar conservante.

INTERPRETAÇÃO DO EXAME:
O Clostridium difficile é a maior causa de diarréia associada a antibioticoterapia e colites pseudomembranosas, sendo causa importantede infecções nosocomiais. Produz, pelo menos, três potenciais fatores virulentos, dos quais as Toxinas A e B são suspeitos de serem os mais importantes na patogenia da doença. A toxina A é uma enterotoxina que parece interferir com as células epiteliais do intestino levando à não funcionalidade enquanto a Toxina B é uma citotoxina com a qual se observa forte efeito citopático em culturas de tecido.
INDICAÇÃO: Diagnóstico de infecção por C difficile
INTERPRETAÇÃO CLÍNICA: Nem todos os gêneros de Clostridium difficile produzem toxinas e, aproximadamente, 2% de adultos sadios e mais de 50% de crianças acima de 2 anos podem ser colonizadas com C difficilecile, a detecção dessas toxinas em amostras de fezes de pacientes com diarréia é mais significantiva do que a cultura dos patógenos.

Data da atualização: 20/06/2022.