Instruções do Exame

ÁCIDO CÍTRICO ISOLADA

Instruções para paciente

Exame de urina de 24 horas.
Não fazer esforço físico durante a coleta.

Retirar no Laboratório frascos para a coleta de urina de 24 horas.

REALIZAÇÃO DA COLETA: Desprezar a primeira micção da manhã, anotar o horário de início, a partir da próxima micção, armazenar em frasco apropriado toda a urina até o mesmo horário em que foi desprezada a primeira urina, no dia seguinte, este será o horário do término da coleta. A amostra deverá ser armazenada tampada e refrigerada durante todo o intervalo da coleta.
Recomendável não realizar durante o período menstrual, em casos excepcionais utilizar o tampão vaginal.

INTERPRETAÇÃO DO EXAME:
O ácido cítrico previne a formação de cálculos renais uma vez que forma complexos solúveis com o cálcio, diminuindo o cálcio livre. Hipocitratúria é encontrada em 20-40% dos pacientes formadores de cálculos, seja como distúrbio isolado ou em combinação com outras anormalidades metabólicas. A hipocitratúria pode ser idiopática ou secundária a doença sistêmica como acidose tubular renal, doença diarréica crônica, acidose metabólica, hipocalemia e hipomagnesemia.
INDICAÇÕES: Investigação etiológica da nefrolitíase
INTERPRETAÇÃO CLÍNICA: Valores diminuídos favorecem a formação de cálculos renais.
OBS: como ácido cítrico aumenta com a osteólise, devido à liberação óssea, a sua dosagem no sangue já foi utilizada no passado na avaliação do metabolismo ósseo. Atualmente, com a dosagem de marcadores específicos caiu em desuso.

Data da atualização: 01/03/2021.