CÁLCIO URINÁRIO 24 HORAS
Instruções para paciente
Exame de urina de 24 horas.Diuréticos, antiácidos, vit. D, podem aumentar a calcemia. Corticosteroides e insulina podem diminuir.
Retirar no Laboratório frascos para a coleta de urina de 24 horas.
REALIZAÇÃO DA COLETA: Desprezar a primeira micção da manhã, anotar o horário de início, a partir da próxima micção, armazenar em frasco apropriado toda a urina até o mesmo horário em que foi desprezada a primeira urina, no dia seguinte, este será o horário do término da coleta. A amostra deverá ser armazenada tampada e refrigerada durante todo o intervalo da coleta.
Recomendável não realizar durante o período menstrual, em casos excepcionais utilizar o tampão vaginal.
INTERPRETAÇÃO DO EXAME:
A calciúria de 24h expressa o equilíbrio entre o cálcio absorvido, o gerado pela remodelação óssea e a reabsorção tubular renal. Em dieta livre ou padronizada com 1.200 mg de cálcio, espera-se que não sejam eliminados mais do que 4 mg/kg/24h. Já após dieta hipocálcica, a calciúria deverá ser inferior a 100 mg/24h (não há padronização por kg de peso).
INDICAÇÃO: Avaliação de hipercalciúria; avaliação de hipocalciúria
INTERPRETAÇÃO CLÍNICA: Na maioria das condições que cursam com hiperabsorção intestinal de cálcio, a calciúria é elevada em dieta livre e cai abaixo de 100 mg/24h após dieta hipocálcica. Já nas perdas tubulares renais e no hiperparatireoidismo, assim como em outras condições em que existe aumento da perda de cálcio do osso, permanece acima deste nível após a dieta hipocálcica. Está baixo na deficiência de vitamina D, associada ao cálcio baixo também no sangue enquanto não se desenvolve o hiperparatireoidismo secundário, após o qual pode estar normal.
Data da atualização: 10/08/2022.