Instruções do Exame

AMILASE URINÁRIA

Instruções para paciente

Exame de urina de 24 horas.

Retirar no Laboratório frascos para a coleta de urina de 24 horas.

REALIZAÇÃO DA COLETA: Desprezar a primeira micção da manhã, anotar o horário de início, a partir da próxima micção, armazenar em frasco apropriado toda a urina até o mesmo horário em que foi desprezada a primeira urina, no dia seguinte, este será o horário do término da coleta. A amostra deverá ser armazenada tampada e refrigerada durante todo o intervalo da coleta.
Recomendável não realizar durante o período menstrual, em casos excepcionais utilizar o tampão vaginal.

INTERPRETAÇÃO DO EXAME:
Uma quantidade significativa de amilase sérica é excretada pela urina, de modo que, se a amilase sérica estiver elevada, a urinária também tenderá a estar. Na pancreatite, a amilase urinária, quando comparada com a sérica, parece atingir valores elevados por períodos mais longos. Em pacientes que se submeteram a transplante de pâncreas, em que se realiza uma derivação para as vias urinárias, espera-se níveis bem elevados de amilase urinária: quanto mais altos, melhor o prognóstico.
INDICAÇÃO: Coadjuvante à dosagem de amilase sérica na pancreatite
INTERPRETAÇÃO CLÍNICA: Na pancreatite a determinação da amilase urinária é útil, uma vez que atinge valores proporcionalmente mais altos que no sangue, permanecendo elevados por mais tempo.

Data da atualização: 28/07/2022.