ÁCIDO HIPÚRICO INICIO DE JORNADA TOLUENO
Instruções para paciente
Exame de urina.DIETA: Um dia antes da coleta evitar: frutas (ameixa, pêssegos), grãos verdes de café, alimentos conservados com benzoatos, massa de tomate, mostarda, refrigerantes, alguns tipos de pães, chimarrão, e o consumo de álcool.
MEDICAÇÃO: Um dia antes da coleta evitar: Antidepressivos IMAO, femprobamato, dietilpropiona e cocaína podem aumentar a excreção urinária do ácido hipúrico. Paracetamol, etanol, tabagismo e exposição concomitante ao benzeno inibem a biotransformação hepática do tolueno, acarretando em concentrações urinárias baixas. A suspensão de medicamentos fica à critério médico.
REALIZAÇÃO DA COLETA: Coletar em frasco apropriado a amostra no início do primeiro dia da semana da jornada de trabalho, ou antes do período de exposição.
Se coleta feita em casa, trazer o material ao laboratório no prazo máximo de 1 hora.
INTERPRETAÇÃO DO EXAME:
É o indicador biológico da exposição ocupacional ao tolueno. Absorvido principalmente por via pulmonar, o tolueno é biotransformado no fígado, formando ácido hipúrico, benzoilglicuronatos e, em menor proporção, outras substâncias. Pode ser originário do ácido benzóico proveniente de alguns alimentos.
INDICAÇÕES: Avaliação de intoxicação pelo tolueno
INTERPRETAÇÃO CLÍNICA: Níveis acima do Indíce Biológico Máximo Permitido (IBMP) indicam risco de toxicidade.
Data da atualização: 13/03/2021.