PSA ANTÍGENO PROSTÁTICO ESPECÍFICO
Instruções para paciente
Exame de sangue.Jejum não necessário.
Não ter relações sexuais, ou ejaculação, 48 horas (2 dias) antes da coleta. Não realizar exercícios em bicicleta ou equitação nas 48 horas (2 dias) antes da coleta. Após o uso de supositórios, sondagem uretral, ou toque retal, aguardar 3 dias para a coleta. Após cistoscopia, aguardar 5 dias para a coleta. Após ultrassom transretal aguardar 7 dias para a coleta. Após colonoscopia, aguardar 15 dias para a coleta. Após estudo urodinâmico, aguardar 21 dias para a coleta. Após biópsia de próstata, aguardar 30 dias para a coleta. Nos casos de prostatectomia total (retirada total da próstata) não é necessário esse preparo.
INTERPRETAÇÃO DO EXAME:
Antígeno prostático específico (PSA) é uma glicoproteína produzida pelas células epiteliais prostáticas e pelas glândulas periuretrais. O PSA no soro encontra-se sob a forma molecular livre (10 a 30%) ou ligado a inibidores endógenos de protease (70 a 90%).
O PSA é um marcador órgão específico, portanto o aumento do volume prostático está diretamente relacionado com o aumento deste antígeno e vários fatores podem eleva-lo, como a prostatite, a hiperplasia prostática benigna e o câncer de próstata. Outros fatores que conhecidamente podem elevar os níveis séricos de PSA são traumas prostático e uretral, infecção, massagem prostática e retenção urinária. É válido ressaltar que o exame possui alta sensibilidade e baixa especificidade, deste modo, o PSA não é, e nem deve ser, o único indicador de doença neoplásica prostática, sendo indispensável até o momento o exame digital retal na investigação clínica.
A relação PSA livre sobre PSA total é um dos recursos utilizados para selecionar pacientes que serão submetidos a biópsia prostática, e só possuem significado clínico quando o valor do PSA total se situa entre 4,0 a 10,0 ng/ml, fora dessa faixa a relação não é calculada pelo laboratório. Pacientes com hiperplasia benigna da próstata produzem mais PSA livre do que os pacientes com processos neoplásicos. Dessa forma, a relação PSA livre/total é menor em casos de adenocarcinoma.
Data da atualização: 13/09/2022.